Cia Italiana de Teatro ACCADEMIA DELLA FOLLIA apresenta o espetáculo “EXTRAVAGÂNCIA” em 5 cidades brasileiras
por andrea em segunda-feira, 22 de novembro de 2010 às 11:08
Realiza também encontros com artistas e com operadores e usuários de saúde mental para discutir a experiência teatral como momento de crescimento e de formação dos loucos-atores, onde o sofrimento individual encontra o espaço das palavras e dos gestos.
Sinopse – Cinco pacientes com problemas mentais, internados em um manicômio, vivem as conseqüências da votação da Lei Basaglia: a partir de amanhã todos em casa! O hospital é fechado e eles voltam para suas famílias, encontrando um ambiente totalmente diverso do que esperavam: frio, sem afeto, sem interesse e compreensão. Na realidade eles não são desejados e foram até substituídos.
Assim, eles voltam para o hospital, onde decidem viver do jeito deles: sem médicos, sem eletrochoque, sem chaves e ferrolhos, em uma comunidade aberta, com novas regras estabelecidas por eles próprios.
COMPANHIA DE LOUCOS DE PROFISSÃO E DE ATORES POR VOCAÇÃO
A Accademia della Follia è um projeto teatral e cultural, formado por atores em risco. A companhia foi fundada por Claudio Misculin: artista, ator e diretor teatral, trinta anos atrás, no antigo hospital psiquiátrico de Trieste, durante o período em que Franco Basaglia abriu as portas do manicômio para o mundo.
EXTRAVAGÂNCIA
Inédito no Brasil, o espetáculo foca o tema das relações humanas com e entre portadores de sofrimento mental e será interpretado em português pelos atores realmente “loucos” da Accademia della Follia.
FICHA TÉCNICA
Texto: Dacia Maraini
Direção e Música: Claudio Misculin
Atores: Claudio Misculin, Deborah Pettirosso, Dario Kuzma, Donatella Di Gilio, Gabriele Palmano, Giuseppe Feminiano, Giuseppe Denti, Iris Caffelli, Giulia Misculin, Anna Dalbello.
Direção Artistica: Cinzia Quintiliani
Co-direção Artistica: Carmen Palumbo
Produção e Cenário: Eddie Mendes
Coprodução: Teatro Stabile del Friuli Venezia Giulia e Accademia della Follia
TURNÊ BRASIL 2010
Liderados pelo diretor/ator Claudio Misculin, os loucos-atores, com extravagância, voltam o olhar para o Brasil: um país ligado a eventos históricos que levaram a Itália a declarar a Lei 180 que, em 1978, possibilitou o fechamento de hospitais psiquiátricos. Naquele ano, o psiquiatra Franco Basaglia, pai fundador da legislação revolucionária, veio ao Brasil para discutir a reforma com psiquiatras, profissionais e personalidades internacionais, provocando a sociedade brasileira a debater sobre essa questão. A turnê 2010 é a primeira etapa de um projeto que pretende abrir uma “ponte cultural” entre duas realidades, a italiana e a brasileira, através da experiência teatral e da realização de intercâmbios entre profissionais.
24/11 RIO DE JANEIRO
17h Teatro Ipanema, Rua Prudente de Morais, 824
27/11 BELO HORIZONTE
16h Teatro do Colégio Arnaldo – Rua dos Timbiras, 560 – Funcionários
01/12 SALVADOR
17h e 20h Teatro SESC, Pelourinho, Praça José de Alencar, 19 – Centro Histórico
07/12 FORTALEZA
16h Teatro Via Sul – Av. Washington Soares, 4335
09/12 QUIXADÁ (Ceará)
19h Ginásio Gonzaga Motta , Planalto Universitário S/N